UFPA divulga as Geociências nas escolas de ensino fundamental e médio do Pará

16/01/2013 01:42

 

Fegeo usa modelos em dimensões reduzidas para
simular fenômenos geofísicos

por Pedro Fernandes / Novembro e Dezembro 2012
foto Alexandre Moraes

 

Divulgar as Ciências da Terra, as Geociências, nas escolas de ensino fundamental e médio do ensino público e privado do Pará. Esse é o objetivo do Projeto de Extensão “Feira Estadual de Geociências – Fegeo”, do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Segundo a professora Ellen de Nazaré Gomes, coordenadora do Projeto, a iniciativa é uma realização de alunos e professores do IG e visa suprir uma carência de informações sobre as áreas de Geofísica, Geologia, Meteorologia e Oceanografia nas escolas de ensino básico do Estado.

“‘Cuidados com o meio ambiente’, ‘cuidados com a água’, ‘mudanças climáticas’, ‘pré-sal’, ‘exploração sustentável de recursos naturais’ são expressões que fazem parte do dia a dia dos estudantes. Mas percebe-se que ainda há uma deficiência de informações sobre esses tópicos nas escolas de ensino básico do Pará”, explica a coordenadora.

De acordo com Ellen de Nazaré, a necessidade crescente, no Brasil, por pesquisadores nas áreas de Geociências, Geofísica, Geologia, Oceanografia e Meteorologia também é um fator que justifica a iniciativa. “Hoje em dia, o mercado de trabalho nessas áreas está superaquecido e em busca de profissionais. Há mais oferta que procura. Com este projeto, tentamos melhorar isso”, afirma. Como possível campo de trabalho, a professora menciona a própria Região Amazônica, diversa em reservas minerais, hídricas e energéticas. “Um aproveitamento responsável dessas reservas implica um conhecimento sobre as Ciências da Terra”, destaca a professora.

A Fegeo surgiu em março de 2011, a partir da Exposição “O que é Geofísica?”, desenvolvida em 2006. Desde então, é apresentada por alunos e professores do curso de Graduação em Geofísica da UFPA em escolas, feiras de ciências, feiras vocacionais e nas Semanas de Geociências da UFPA. Para as explicações, são utilizados modelos experimentais em dimensões reduzidas que simulam fenômenos geofísicos. Em 2007, a exposição foi apresentada na 59ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Belém. Em 2010, em Salvador (BA), no 11º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf).

Fonte : www.ufpa.br