UFMA - Mutirão da Saúde atende mulheres com exame preventivo ao câncer de colo do útero

29/01/2013 00:13

SÃO LUÍS - Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil; por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Este dado tem levado várias mulheres a procurar atendimento médico e realizar o exame preventivo cada vez mais cedo. Foi o que estimulou a dona Maria das Graças, moradora do Bacanga, que aproveitou o Mutirão da Saúde, promovido pelo Curso de Farmácia da UFMA, para realizar o exame preventivo. “Faço o exame todo ano, pois já tive um pequeno ferimento no colo do útero, e o médico recomendou que estivesse sempre fazendo o preventivo”, conta. 

O atendimento para realização do exame preventivo aconteceu somente pela manhã, da última sexta-feira (25), na Cidade Universitária, no qual durante as consultas, professores, estudantes e técnicos de laboratórios se mobilizaram para atender as mulheres que procuraram o Mutirão da Saúde para realização do exame preventivo ao câncer de colo uterino, cujo resultado foi entregue no período da tarde. Além do preventivo, outros atendimentos foram realizados, como teste de glicemia e aferição da pressão arterial, nos quais os resultados foram emitidos na mesma hora. 

Organização Mundial da Saúde aponta dados de que a incidência deste câncer aumenta nas mulheres entre 30 e 39 anos de idade e atinge seu pico na quinta ou sexta década de vida e, segundo a professora do curso de farmácia, Maria José Luna, a faixa etária das mulheres que procuraram o atendimento foi bem ampla, desde as jovens de 20 anos, até as mulheres acima dos 40. “Embora o câncer de colo seja raro antes dos 30 anos, as alterações citológicas são comuns, então a solução está na prevenção. O diagnóstico precoce possibilita à paciente uma chance de 100% de cura”, aponta. 

A farmacêutica bioquímica Midiã do Rosário Martins, uma das profissionais que prestou atendimento às pacientes afirma que a procura está dentro do esperado, e que, além da prevenção, a entrega imediata dos resultados estimulou as pacientes a procurar o Mutirão. “O atendimento está dentro do esperado, a perspectiva é boa. De vez em quando aparece uma paciente mais tímida, mas nós conversamos, explicamos o procedimento e elas vão ganhando mais confiança durante a realização do exame”. 

O Mutirão da Saúde foi pensado a partir do projeto Farmacêuticos em Ação, que articula ações preventivas, desse tipo, atendendo várias comunidades. “Nós trabalhamos junto com o Conselho Regional de Farmácia e prestamos esse serviço à comunidade, oferecendo o serviço de prevenção do câncer de colo uterino à mulheres que, em sua grande maioria, não têm acesso às redes de atendimento”, afirma a professora Luna. 
 

Fonte: www.ufma.br