UFG sedia o XX ENEG

16/01/2013 01:54

 


    Mesa de abertura ocorre no IESA/UFG 
 

Com o tema “O mundo em crise: percepções sob o olhar geográfico” a mesa de abertura do XX Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia inaugurou o auditório do novo prédio do Instituto de Ciências Socioambientais (IESA/UFG). O evento contou com a participação do reitor da UFG, do diretor da unidade, professor João de Deus e dos palestrantes Romualdo Pessoa, do IESA e Róbson de Moraes, da UEG. Edward Madureira Brasil mencionou sua satisfação em receber e os estudantes e ainda seu contentamento pelo fato da UFG sediar o Encontro.

 A discussão da mesa de abertura girou em torno da crise do sistema capitalista. Para a comissão organizadora do evento, o XX ENEG tem como objetivo discutir o impacto da crise sistêmica da sociedade na sua dimensão socioespacial e na relação Natureza X Sociedade.

O professor Róbson de Moraes, da UEG salientou a importância que os Encontros Nacionais de Geografia tiveram para a sua formação acadêmica na década de 1990.  Ele ressaltou a importância de se perceber a crise do sistema capitalista a partir do seu caráter estrutural do modo de produção e não por um viés fragmentário. Ele mencionou outras crises, como a crise da representatividade política, a crise ambiental e a crise social como elementos inerentes à chamada crise econômica.

O professor Romualdo Pessoa disse que também entende a crise como uma crise sistêmica, estrutural, com origem na maneira de funcionamento do sistema. O professor conduziu sua fala a partir de um olhar geopolítico, tendo como referencial a história. 

As atividades do ENEG ocorrem até o dia 19 com os seguintes eixos temáticos: o papel dos movimentos sociais; a sociedade em crise; geopolítica do saber; mídias e globalização; as contradições entre o saber e o fazer geográfico. Estão previstas mesas redondas, grupos de trabalho, minicursos, oficinas, programações culturais e trabalhos de campo no centro de Goiânia, na cidade de Goiás e em Pirenópolis. O encontro encerra-se no próximo sábado, quando está programada a plenária final.

 Fonte : www.ufg.br