UEMA - Ex-usuário de crack supera vício e faz pesquisa que pode ajudar a polícia

02/03/2013 22:34

 

Após ser usuário de crack por quatro anos, o maranhese Marco Aurélio Ribeiro conseguiu se livrar do vício, recomeçar a vida e fazer do vício uma fonte de pesquisa. Ele fez um mapeamento dos lugares de maior consumo do crack emSão Luís e, com isso, pode ajudar a polícia em ações de combate e de reabilitação para os usuários.

Ele é professor e tem 39 anos de idade. A história de superação que começou depois que Marco Aurélio Ribeiro decidiu deixar Goiânia, GO, e voltar para a cidade natal, São Luís. Foi vendedor de picolé, ambulante, porteiro e a cada dia se afastava das drogas. Era o início da luta por uma nova vida. Veja no vídeo.

Dezessete anos depois de concluir o ensino médio, Marco Aurélio conseguiu ingressar na universidade e concluiu o curso de geografia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Ele fez questão de abordar o crack como tema de monografia, que teve o título "Geografia do Crack: As pedras no caminho da sociedade ludovicense".

A pesquisa detalha como a droga se tornou a mais consumida nos últimos anos, na capital maranhense. As estatísticas do Departamento de Narcóticos mostram a expansão do consumo de crack. Em 2009, só quatro quilos da droga foram apreendidos durante todo o ano e em 2012, a polícia apreendeu quase 50 quilos de crack na capital.

Segundo a polícia, o bairro Barreto é o lugar onde o tráfico de drogas é mais forte e o João Paulo é onde há a maior quantidade de viciados na droga. O aumento do consumo de crack na cidade é considerado um dos maiores desafios da polícia maranhenses na atualidade.

Fonte: www.imirante.com