Inscrições abertas para o programa Missão Pedagógica no Parlamento

06/05/2013 23:30

 

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa aos professores dos ensinos fundamental e médio, que estão abertas, até o dia 26 deste mês, as inscrições para o programa Missão Pedagógica no Parlamento, promovido pela Câmara dos Deputados, e destinado a docentes de escolas públicas.

Em sua terceira edição, o programa é uma capacitação em educação para democracia, direcionada a professores que possuam interesse em conhecer de perto a Câmara dos Deputados e obter aprofundamento sobre como trabalhar as temáticas de democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com seus alunos.

O programa oferece 54 vagas e conta com carga horária de 90 horas, divididas em dois módulos: Módulo Presencial (40 horas), que ocorrerá em Brasília no período de 26 a 30 de agosto; e Módulo de Aplicação, com carga horária de 50 horas, na modalidade à distância.

A Câmara custeia passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados participem do Módulo Presencial. Para participar, dentre outros requisitos, o interessado deve estar trabalhando como professor regente em escola pública e possuir graduação concluída.

O conteúdo do programa aborda conhecimentos relacionados à educação para democracia nas escolas e temas relativos às instituições democráticas, em particular, ao Parlamento. É organizado em duas trilhas de aprendizagem: trilha 1 - o professor como agente de educação para democracia na escola: aborda conceitos e metodologias para atuação como multiplicador de ações de educação para democracia nas comunidades escolares; trilha 2: conhecendo o papel do Poder Legislativo para a democracia: aborda conhecimentos sobre a democracia e o Poder Legislativo, de forma problematizada e reflexiva.

Seletivo

O processo seletivo para ingresso no programa consistirá em participação no curso à distância "Educação para Democracia e o Parlamento". Para participação no curso, serão disponibilizadas 216 vagas, oito por estado e Distrito Federal (DF), por ordem de inscrição. Os 54 professores com melhores desempenhos no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, serão selecionados para participar do programa.

Os documentos para inscrição (Formulário de Inscrição com o "Termo de Ciência e Recomendação da Escola") estão disponíveis no endereço eletrônicowww.camara.gov.br/edulegislativa.

Fonte: www.imirante.com