Especialista explica neblina que vem prejudicando voos em Imperatriz

14/05/2013 18:13

 

IMPERATRIZ- No período que compreende os meses de abril e maio é constante em Imperatriz, o dia amanhecer com muita neblina. Comum na Região Tocantina, esse evento meteorológico ocasiona cancelamento ou alteração de voos e prejudica ainda o trânsito nas rodovias que cortam o Estado por causa da falta de visibilidade no ar.

O geógrafo José Dioclides Gonçalves explica a neblina é mais predominante, nesses meses, porque o planeta terra recebe uma quantidade de energia solar, em que libera essa energia em forma de calor.

A energia ou frente quente sobre para a atmosfera e se choca com a frente fria, provocando o evento meteorológico.

“O choque entre uma quantidade de energia em forma de calor e uma quantidade de energia em forma de temperatura baixa é o que provoca a neblina que não é nada mais do que milhões de minúsculas gotículas de água, que molha o cabelo, o carro, as plantas”, explicou o especialista, que é professor do campus do Instituto Federal (Ifma)em Imperatriz.

O especialista ressaltou ainda que as mudanças de temperatura em Imperatriz podem ser explicadas pela localização geográfica da cidade que fica próxima a linha do equador.

“A cidade fica em 5º na latitude sul (Lat. S) e 47º de longitude oeste (Long. W), onde recebe energia de calor durante a maior parte do ano, além de receber muita umidade, por causa da proximidade com a bacia hidrográfica amazônica”, destacou.

A localização também faz de Imperatriz uma zona de convergência, chamada intertropical por receber frentes de massa de ar que podem vir da floresta amazônica ou da área do atlântico que chega passando pelo Estado da Bahia.

Gonçalves também fez questão de ressaltar que a neblina pode ocorrer com mais ou menos intensidade. Ele observou ainda que se for num período seco a neblina dura mais.

O registro da neblina se dá entre 5h e 9h30 aproximadamente.

Fonte: www.imirante.com/imperatriz